15 de agosto: sabe porque comemoramos este dia?
Um feriado em época de férias não tem o mesmo sabor mas, no mínimo, é importante saber o que celebra neste dia de descanso. A Odecasa conta-lhe os detalhes que deram origem a este dia de pausa.
A 15 de agosto, no calendário religioso português, celebra-se a Assunção de Nossa Senhora: o fim da vida terrena da Virgem Maria e a sua subida aos céus.
Embora com conceitos e designações diferentes nos dois cultos, as festividades populares que evocam a mãe de Jesus são comuns a católicos ortodoxos e romanos.
A 1 de novembro de 1950, o Papa Pio XII definiu dogmaticamente esta doutrina na constituição apostólica: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial.”
Foi este papa que contribuiu de forma decisiva para que esta data, 15 de agosto, passasse a constar da lista de feriados nacionais em muitos países católicos, onde a celebração deste dia santo representa mais um dia de descanso.
Dois anos depois, a 4 de janeiro de 1952, foi António de Oliveira Salazar que decretou que o 15 de Agosto seria feriado nacional.
Da Alemanha ao Senegal, passando pela Áustria, Bélgica, Chile, Colômbia, Croácia, Eslovênia, Espanha, Equador, França, Grécia, Portugal ou Líbano, a festa da Assunção de Jesus representa mais um feriado religioso e que celebra uma das figuras mais queridas da religião católica: a Virgem Maria.
A Odecasa deseja a todos um bom feriado!