Gestão de condomínio

Obras em condomínio mal feitas. E agora?

As obras em condomínio são dos temas que mais geram incómodo e conflito entre vizinhos e, por isso, é fundamental uma resposta adequada, segura e eficaz por parte da gestão e administração do condomínio.

Quando surge a necessidade de ter que se fazer obras no condomínio, vem-nos logo à cabeça os custos financeiros que podem estar envolvidos e o transtorno por tudo o que um projeto de obras em condomínio pode trazer.

A juntar a isto e se, no decorrer ou no final das obras em condomínio, se verificar que estas ficaram mal feitas… é de bradar aos céus.

Desde uma reparação de telhado que deixa entrar água, passando por um isolamento que não isolou nada, até uma pintura infeliz… vários são os casos de obras em condomínio que podem falhar.

 

Polémica em Salamanca

Muitos se devem lembrar do caso polémico e insólito do reformado de Salamanca que, há uns anos, transformou a varanda do seu apartamento em marquise e, após queixa feita pelo seu vizinho de cima, teve de pagar uma multa superior a 18.000€!

O mais caricato é que, revoltado, acabou por dar várias voltas à cidade e denunciou 300 marquises ilegais, o que afetou mais de 800 vizinhos!

 

Em Portugal

No nosso país, tratando-se da fachada do prédio e sempre que se entenda que a construção de uma marquise a modifica, é necessário, em princípio, um pedido de licença à Câmara Municipal.

A regulamentação deste tipo de obras em condomínio pertence aos municípios. Antes de avançar para a realização da mesma, deve-se questionar a Câmara quanto à possibilidade de fechar a varanda. Dentro do condomínio, é necessária autorização da assembleia geral, com uma maioria de dois terços do valor do prédio.

 

Gerir bem

Tudo o que está associado a obras em condomínio exige atenção e cuidado redobrados, não só devido ao investimento que implicam, mas também pelas regras e procedimentos a que devem obedecer.

As obras em condomínio são dos temas que mais geram incómodo e conflito entre vizinhos e, por isso, é fundamental uma resposta adequada, segura e eficaz por parte da gestão e administração do condomínio.

Desde a convocatória de assembleias e execução das deliberações, passando pela realização de reparações e outras intervenções necessárias à conservação dos bens comuns, a Odecasa promove o acompanhamento e a fiscalização de obras em condomínio de forma a garantir que não passará pelas dores de cabeça que uma empreitada mal feita e planeada pode causar.

São mais de 30 anos de experiência a facilitar a vida de milhares de condóminos. Se pretender que nada falhe e assegurar um rigoroso acompanhamento e fiscalização de obras em condomínio, contacte-nos aqui!

 

 

Odecasa: a empresa que o faz sentir-se em casa.

 

Outros temas:
Condómino em casaViver em Lisboa