Gestão de condomínio

Gestão de condomínios covid-19: O que ter em conta no 2º semestre de 2020

A pandemia causada pela Covid-19 trouxe-nos limitações e adaptações às nossas rotinas do dia-a-dia. São várias e exigentes as alterações que tivemos que adotar a nível pessoal e familiar, profissional e também na esfera comunitária e nos nossos condomínios. Com a leitura deste artigo, exploramos as dificuldades e especificidade da "gestão de condomínios covid-19".

No atual período de desconfinamento – gradual e progressivo – lançamos um olhar para aspetos que deverão ser tidos em conta neste 2º semestre de 2020 do seu condomínio.

Quais os principais desafios para dar continuidade ao que ficou em “suspenso” e para a manutenção de uma boa gestão e de saudáveis relações de vizinhança?

 

 

Assembleias de condomínio

Gestão de condomínios covid-19

Se o seu condomínio não realizou a assembleia nas datas previstas pela legislação em vigor (primeira quinzena de janeiro) – e de forma a evitar a aglomeração de pessoas –  aconselhamos a que esta se mantenha adiada para uma data em que a segurança esteja reposta e a saúde pública assegurada.

De acordo com as normas atuais, os ajuntamentos estão limitados até 10 pessoas e deverá ser salvaguardado o distanciamento social e o uso de máscara.

Contudo, e para resolução dos assuntos mais urgentes e complexos, a ODECASA está a promover a recolha de questões e posterior apresentação de decisões de forma remota, junto dos condóminos.

Neste sentido, fazemos chegar – via carta ou e-mail, consoante o condomínio – uma exposição sobre os problemas do prédio e a respetiva proposta de resolução.

A acompanhar esta primeira comunicação, remetemos um inquérito para aferir as decisões maioritárias dos condóminos para avançar com as medidas propostas.

Esta é uma iniciativa ODECASA que visa ir ao encontro das necessidades dos condóminos, apesar das atuais limitações do contexto Covid-19.

 

 

Limpezas e desinfeções reforçadas

Gestão de condomínios covid-19

A higienização e desinfeção das áreas comuns deve continuar a ser uma prioridade. A regularidade deve ser garantida e cumprindo as recomendações da Direção Geral da Saúde.

As superfícies de toque frequente (como puxadores, interruptores, botões de campainha e elevadores, corrimões, etc.) devem ser alvo de uma limpeza mais cuidada.

 

Quotas em dívida

Gestão de condomínios covid-19

No atual contexto, algumas famílias podem perder rendimentos e deixar de conseguir cumprir com as suas obrigações, como o pagamento das quotas de condomínio. Deverão ser encetados esforços para chegada a um acordo de pagamento faseado, com valores mais baixos, ou a prever a suspensão temporária do pagamento das quotas.

Neste ponto é ainda fundamental a verificação e manutenção do Fundo Comum de Reservas que, por lei, deve corresponder a pelo menos 10% das quotas mensais.

 

Contabilidade organizada

Gestão de condomínios covid-19

Especialmente pelas adversidades da atual crise, ter as contas em dia e transparentes para que qualquer condómino possa entendê-las é fundamental. Esta é uma altura propícia para se organizarem os fluxos contabilístico-financeiros do condomínio.

Para o planeamento orçamental da gestão de condomínios, esta poderá ser uma boa altura para serem reavaliadas despesas fixas ou renegociados contratos para precaver o ano seguinte e ajustar as quotas de acordo. O mesmo se aplica às obras de manutenção do edifício, que podem ser previstas se houver um acompanhamento atento das condições estruturais.

 

Gestão de comunicações e conflitos

Gestão de condomínios covid-19

Esta gestão de interesses deve ser feita de perto e pode ser ainda mais delicada nos tempos atuais de crise, com maior propensão para tensões. O bom senso deve imperar e as comunicações devem ser estabelecidas, preferencialmente, por correio eletrónico.

 

 

Conte com o rigor e o profissionalismo ODECASA, que o ajudarão a libertar-se das preocupações associadas à gestão e administração do seu condomínio.

A ODECASA antecipa as necessidades e dá respostas eficazes e concretas no atual contexto da gestão de condomínios Covid-19.

Esta é a altura ideal para contratar uma nova empresa preparada e habilitada para responder a todas estas e outras questões, por isso peça já o seu orçamento!

Outros temas:
Condómino em casaViver em Lisboa